domingo, 20 de novembro de 2011

Tô vacinado



   Quantos anos você tem? Alguma vez já se vacinou? Está com seu cartão de vacinação em dia? Perguntas como estas podem parecer triviais para um indivíduo bem informado e preocupado com a saúde e o bem-estar, mas é estranha às pessoas que acham que a vacinação é inútil e dolorosa. 
   A vacina foi criada em 1798 pelo britânico Edward Jenner, e é uma substância formulada em laboratório capaz de imunizar pessoas e animais contra doenças infecciosas causadas por vírus e bactérias. Sendo assim, protegerá a todos que receberem as doses de forma eficaz. Existem vacinas contra o sarampo, coqueluche, rubéola, febre amarela, gripe, caxumba, varíola e hepatite.
   Em artigos publicados na Revista de Saúde Pública de 2002 e Diretrizes em Foco de 2006, fala-se, respectivamente, dessas duas últimas. O primeiro nos remete à volta da vacina da varíola nos Estados Unidos, um país extremamente desenvolvido, mas que com os ataques de 11 de setembro de 2001 vacinou a população contra a varíola para evitar uma epidemia. A varíola era uma doença infecto-contagiosa, exclusiva do homem (não sendo transmitida por outros animais, como a dengue, por exemplo). De surgimento e desenvolvimento repentinos, a transmissão ocorria de pessoa para pessoa por meio do convívio e geralmente pelas vias respiratórias. Desde seu surgimento até 1977 ela foi erradicada. O texto nos mostra  também que independente da idade e da classe social, é necessário se vacinar, prevenir e acima de tudo se cuidar, pois o acesso à vacina hoje é para todos, e os suprimentos de vacina estão aumentando cada vez mais para atender a demanda.
      No segundo artigo é possível visualizar o poder da vacina da hepatite b. A hepatite b é causada por um vírus transmitido diretamente na corrente sanguínea, não se adquirindo através de talheres, pratos, beijo ou outra atividade que não ocorra contato direto com o sangue. Geralmente a vacina é aplicada em 3 doses (1ª -  de um a seis meses de nascido, 2ª - 30 dias depois da primeira dose e a 3ª - 30 dias depois da segunda), sendo aplicada via intramuscular na coxa quando recém nascido e já em crianças maiores, adultos e  adolescentes é aplicada no deltóide. A vacina tem eficácia de 80-100%.
    Com tudo isso, vale ressaltar à população e a você leitor, que a vacina, independente do vírus ou bactéria, é uma das formas mais fantásticas e mais simples de se evitar uma possível doença e o seu agravamento. É muito importante se vacinar e mais importante ainda conhecer as datas e as doses de cada vacinação. Para isso é só procurar uma unidade de saúde e atualizar seu cartão de vacina. Vale lembrar também que a TIC (tecnologia da informação e comunicação) estão sempre a serviço da população com tecnologias que auxiliam na divulgação de diversos assuntos pois estamos numa era tecnológica onte tudo é mais fácil e acessível, ela ajuda também para a melhoria da qualidade da vacina e na criação de outras vacinas para outras doenças, já pensou no futuro poder prevenir de doenças como a AIDS?
     Então a mensagem a ser passada é para não esquecer que a vacina é para todos, então faça bom proveito que sua saúde agradece. 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário