domingo, 20 de novembro de 2011

Reações pós-vacinação: um breve esclarecimento



      Muitas pessoas têm receio em relação à vacinação, principalmente em recém-nascidos e crianças,  por medo de reações adversas à vacina.
     Um evento adverso pós-vacinação, de acordo com o portal da saúde, é qualquer fator clínico indesejável em pessoas que tenham recebido algum imunobiológico. Um sintoma que ocorra após a vacinação nem sempre esta associado à vacina. Para que se tenha essa relação, fatores como a sua composição, o individuo, a técnica que foi utilizada na aplicação ou a coincidência de sintomas através de alguma patologia devem ser levados em consideração antes de se confirmar uma reação pós-vacinação.
    Um fato recentemente relacionado à vacina antipólio deixou a população estadunidense assustada. Um erro na sua produção resultou em vacinas mal inativadas provocando a paralisia em 192 casos. Algumas outras vacinas também tiveram problemas para adquirir credibilidade entre a população. A vacina antivariólica, por exemplo, era considerada a pior em relação a eventos adversos, apresentava febre e em alguns casos até encefalite vacinal, mas foi através dela que a varíola foi erradicada do mundo. Episódios similares ocorreram com a MMR (tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola) que gerou uma grande discussão sobre ser o autismo e a doença inflamatória intestinal uma consequência dessa vacina em algumas crianças. Muitos estudos foram realizados, mas essa relação não foi comprovada até então. Outra vacina questionada foi a anti-hepatite B, que teria supostamente um vínculo com o aumento de esclerose múltipla na França em 1994. Também nada foi comprovado cientificamente até o momento.
    Devido a tantos fatos inconcretos e à baixa na cobertura de imunização populacional, em 1992 o Ministério da saúde implementou o  Sistema de Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação do Ministério da Saúde (SVEAPV), que criou um manual sobre o assunto e treinou seus profissionais para amenizar a falta de informação que afastava as pessoas dos programas de vacinação.
    Hoje em dia, as vacinas possuem um controle de qualidade extremamente rigoroso, além de termos profissionais da saúde treinados, não só para aplicá-las mas também para sanar as dúvidas das pessoas e monitorar qualquer evento adverso que elas possam causar. Sendo assim, essas reações foram reduzidas a quase zero devido a todo cuidado tomado desde a fabricação até a pós-aplicação.
Por isso vacine-se! É importante e seguro, mantenha o seu cartão de vacinação em dia. A sua saúde agradece!

Fontes: MARTINS, R, M; MAIA, M, L, S. Eventos adversos pós-vacinais e resposta social. vol. 10 (suplemento 2):807-25, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário